Pix — Aberto para novas instituições

OBanco Central divulgou que 762 intituições foram aprovadas para ofertar o Pix (artigo) desde o seu lançamento, 16 de novembro. Essa gigantesca adesão inicial ao Pix, em conjunto com os avanços no Open Banking, mostram a alta aceitação por mudanças e sinalizam o início de grandes transformações.

Na lista divulgada pelo Banco Central das instituições que pediram adesão ao Pix constavam 980, ou seja, mais de 200 instituições ficaram fora do lançamento do Pix. Esse número chamou atenção da imprensa e de especialistas, e a análise feita é que as instituições que não estão preparadas, irão enfrentar dificuldades nos próximos anos para se destacarem na industria de pagamentos.

Entre as empresas aprovadas no Pix, estão 3 clientes da Pay Ventures:

  • DMCard, primeira instituição facultativa de participação indireta a ser homologada pelo Banco Central.
  • Alymente, primeira instituição de benefícios (Vale Refeição, Alimentação, Combustível e outros) no Pix.
  • U4Crypto, empresa de BAAS que já poderá oferecer o Pix desde o lançamento para seus clientes.
Clientes Pay Ventures — Aprovados no Pix

Uma nova oportunidade para adesão das instituições no Pix foi aberta a partir de 01/12/2020 e o processo é composto por três etapas:

  • Etapa cadastral
  • Etapa homologatória
  • Etapa de operação restrita
Resumo esquemático do processo de Adesão ao Pix — Fonte: Banco Central do Brasil

Um dos requisitos para a homologação é o cumprimento do processo de verificação de aderência das soluções aos usuários finais, de acordo com a Carta Circular nº 4.056, de 25 de Maio de 2020:

Art. 14. Os provedores de conta transacional, nos termos do Regulamento do PIX, que se enquadrem nos critérios de obrigatoriedade de participação no PIX ou que, de forma facultativa, desejam participar do PIX devem cumprir as etapas do processo de verificação de aderência das soluções aos usuários finais

Para ajudar as instituições nesse desenvolvimento, nós da Pay Ventures criamos a Solução Interface Pix (Clique aqui para falar conosco), que trata-se das telas do aplicativo e apresentação do Anteprojeto/Projeto explicativa personalizada com a sua marca para a homologação da experiência do usuário de acordo com a regulação do Banco Central.

São mais de 130 telas e compreende os fluxos: Ambiente Pix, Chave Pix, Pix com inserção manual de chave, Pagamento por QR Code Estático, Pagamento por QR Code Dinâmico, Recebimento por QR Code Estático, Recebimento por QR Code Dinâmico, Extrato, Devolução de pagamento, Minhas Chaves, Fluxo copia e cola, Pagamento Agendado.

Interface Pix — Exemplo de Tela

+ 13 clientes da Pay Ventures foram deferidos pelo Banco Central na experiência do usuário.

E em relação ao Anteprojeto/Projeto são mais de 120 páginas explicativas e personalizadas com a sua marca para a homologação da experiência do usuário de acordo com a regulação do Banco Central.

Esse material é personalizado e são entregues, além das Telas, Anteprojeto e o Projetos, os arquivos Style Guide e Adobe XD para facilitar o desenvolvimento da aplicação.

A fim de assessorar as instituições no processo completo foi criado a solução Aprovado Pix (Clique aqui para falar conosco), que trata-se da consultoria em relação a Adesão e Homologação para a sua instituição se tornar Participante Indireto no arranjo Pix do Banco Central, compreende:

  • Organização da Instituição (preparação da empresa para o projeto Pix)
  • Interface Pix (homologação da experiência do usuário no Pix )
  • Relação com o Participante Direto (definição do parceiro de negócio)
  • Acompanhamento da Homologação (ajuda no processo do Pix)

Pay Ventures preza por excelência e serviço especializado para um número máximo de clientes por rodada.

Cases de clientes homologados no Pix:

Case DMCard — Depoimento do Fernando Oliveira
Case U4Crypto — Depoimento do Túlio Lannini
Case Alymente — Depoimento do André Purri

Para mais informações, contate o comercial da Pay Ventures: thais.lima@payventures.com.br

Ou clique aqui para falar conosco

Você gostou deste texto?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Acesse meu site para mais conteúdo como este. ☻

Transformação Digital da indústria financeira.

Transformação Digital da indústria financeira.